jueves, 25 de agosto de 2016

IV SEMIDI - UNIVERSIDAD SALESIANA

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO (IV SEMIDI)

Tema: "DIREITOS HUMANOS: Desafios do Século XXI"

O IV SEMIDI - Seminário Internacional de Direito é promovido pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2016, no UNISAL, Unidade de Lorena. A temática “Direitos Humanos: Desafios do Século XXI” proporcionará estudos e debates sobre Direitos Humanos e a Efetivação dos Direitos Fundamentais, diante dos desafios e enfrentamentos do Século XXI. Dessa forma, os grupos de trabalhos estarão concentrados na importância e na atualidade dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais, trazendo para os debates temas relevantes, como: a) o Meio ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no contexto dos Direitos Humanos e Fundamentais.; b) a igualdade de gênero; c) a função do Direito Penal na efetivação dos Direitos Humanos; d) a Democracia e Minorias; e) a efetivação do Estado Democrático brasileiro pelos direitos sociais; f) a função do novo CPC para a efetivação dos direitos e garantias fundamentais.
O “IV SEMIDI – Direitos Humanos: Desafios do Século XXI” também tem como proposta a integração educacional ampla, ao receber convidados de variados países, tais como Chile, Colômbia e Argentina e aproximar as culturas dessas nações participantes, cada qual divulgando suas filosofias, carências, potências, sucessos e retrocessos, vividos a partir das conquistas dos Direitos Humanos.
Nós, Salesianos, temos mais uma vez, a alegria e oportunidade de divulgar a filosofia de nossa Instituição - base e fundamento dos nossos ensinamentos e aprendizados – revelando as magníficas lições de Dom Bosco, conhecidas como modelo a ser seguido por todos os homens, destacando-se a vocação especial Salesiana de educar a juventude, despertando o protagonismo para a educação em Direitos Humanos.
Nesse sentido, o Programa de Mestrado em Direito, que tem como área de concentração a “Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos”, promove e participa do presente “evento” alicerçado nos ensinamentos de Dom Bosco, buscando divulgar e praticar, sobretudo, o respeito à criatura humana, propiciando estudos e debates sobre as realidades que envolvem os direitos individuais, sociais, difusos e coletivos (nacionais e internacionais), os quais abarcam necessidades, interesses e direitos: da criança, do jovem (pastoreado por Dom Bosco), do adolescente, do idoso, das minorias, do meio ambiente sadio e da família, entre outras situações especiais e demais criaturas divinas.
Desejamos que o IV SEMIDI integre as nações presentes e os seus participantes, promovendo, em cada um, conhecimento transformador de suas realidades - humanas ou não -, de maneira a despertar no homem contemporâneo a necessidade de existir a partir de uma vida digna, que exige, também, a concretização da dignidade de seu semelhante, razão pela qual a fraternidade e solidariedade devem ser efetivadas, sempre, em prol da magnitude da vida (digna).
Por derradeiro, informamos que os artigos científicos podem ser inscritos até o dia 31 de julho de 2016 nos seguintes Grupos de Trabalho: GT 1. Direitos Humanos e Sociedade Contemporânea; GT 2. Democracia ética e efetivação dos direitos; GT 3. Direitos Humanos e Minorias; GT 4. Direitos Humanos e Bioética; GT 5. Direitos Humanos e Meio Ambiente. GT 6. Direitos Humanos e Educação.
Ficaremos imensamente felizes com a confirmação da participação de todos vocês.

IV SEMIDI – Direitos Humanos: Desafios do Século XXI
(Comissão Organizadora)





No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Escribe tu comentario aquí...

Toda opinión genera otra, y así una red de comentarios puros...