sábado, 24 de enero de 2015

"ABUSO DE INFORMAÇÃO..." - PRESENTACIÓN NUEVA OBRA

Estimad@s colegas,

Buen día.

Comparto con Uds., la presentación de una nueva edición de la obra de un gran colega de la ciudad de Porto (Portugal), que no sólo tuve la oportunidad de conocer sino también compartir espacios académicos, comidas, paseos e interesantes charlas... 

El Dr. Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira nos invita a introducirnos en la materia del derecho económico (más a adentrarnos al Penal Económico) y a través de la 4a edición de su libro Abuso de Informação, Manipulação do Mercado e Responsabilidade Penal das "Pessoas Colectivas" (click aquí), plantea la problemática eje del capitalismo contemporáneo, las acciones fraudulentas y manipulación del mercado.

Abuso de Informação, Manipulação do Mercado e Responsabilidade Penal das "Pessoas Colectivas"
(Fuente: http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=19312)


El autor nos indicó que comprende los siguientes temas:
Responsabilidad criminal de las personas jurídicas, 
Bienes jurídicos colectivos; 
Delitos acumulativos, 
Abuso de información privilegiada; 
Manipulación del mercado
Crímenes de la Bolsa de Valores.


La sinopsis publicada por la web de la librería Almedina nos cuenta...
O livro ABUSO DE INFORMACÃO, MANIPULAÇÃO DO MERCADO E RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS – “TIPOS CUMULATIVOS” E BENS JURÍDICOS COLECTIVOS NA “GLOBALIZAÇÃO” contributo para a compreensão dos bens jurídicos colectivos e dos ‘tipos cumulativos’ na mundialização divide-se em quatro partes. A sua divisão não é, todavia, consensual. Diríamos que começamos pela “Primavera” (“O Problema…”), passamos para o “Outono” (“O Abuso de Informação Privilegiada” e ou insider trading), seguimos com o “Inverno” (“A Manipulação dos Mercados de Valores Mobiliários” e ou “outros instrumentos financeiros”), onde vale tudo como, v.g., deixar países inteiros morrer à fome em um ambiente, é certo, de excesso de população, e “acabamos” no “Verão” (“As Conclusões”). E assim é toda a realidade conhecida: uma sucessão, nem sempre ortodoxa, de estações. Trata-se em este manuscrito de um trabalho que é fruto de uma investigação internacional feita sobretudo em Portugal e na Alemanha, sempre no meio dos Amigos brasileiros. Começou em 2003 (para não dizer 1998). Tivemos um pressentimento de que vinha aí uma grande crise, não apenas, financeira mundial/global. Ou as crises económicas e financeiras não fossem mesmo cíclicas, como assim foi e é: depressão-euforia-depressão. Em um ambiente necrófilo global de paz-guerra-paz podre – onde a protecção do sistema económico capitalista se tornou já incompatível com a “terapia” do terrorismo mundial ou a “lavagem de dinheiro” – o omnipresente abuso do mercado parece estar com uma fome insaciável: acções e ou outros valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros cotados em bolsa, petróleo, alimentos, medicamentos, dívidas públicas, países inteiros, vastas regiões globais, drogas, armas, pessoas etc.. Tudo a culminar em um qualquer “Óscar de melhor actor universal”, de seu nome Bernard Madoff, ex-Presidente do NASDAQ(!), em forma de um clímax de fraude no valor de 65 bilhões de dólares! A partir de aqui, tudo é possível acontecer… Resta-nos a Esperança: a única coisa que Pandora nos deixou na “jarra”.


Acompaño algunas notas publicadas en www.diariodominho.pt sobre el autor y su prometedora obra.




Le deseamos éxitos a nuestro amigo Gonzalo y a su último libro...

Saludos cordiales,
Damián R. Pizarro




No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Escribe tu comentario aquí...

Toda opinión genera otra, y así una red de comentarios puros...